Febre, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal... são sintomas que sempre são tratados como “virose” na maioria das vezes, não é mesmo? Mas você sabia que esses são os mesmos sintomas de uma intoxicação alimentar?
A boca é uma porta de entrada muito grande de bactérias e outros microorganismos, por isso devemos sempre ficar atentos aos lugares onde nos alimentamos e principalmente: a higiene da comida que comemos na nossa casa. É de fundamental importância a higienização correta dos vegetais que consumimos crus e a lavagem de mãos.
Para a higiene dos alimentos você vai precisar de uma bacia de plástico, água e hipoclorito de sódio ou água sanitária, você pode encontrar esses produtos em farmácia ou supermercados. Inclusive, no mercado já existe produtos próprios para esse fim em um preço muito acessível.
Se você comprar um produto específico ou o hipoclorito de sódio, você deve seguir a recomendação da embalagem, que geralmente são 10 gotas para cada litro de água. Se você utilizar a água sanitária, atente-se ao rótulo, ela deve vir com uma ilustração ou menção de que é segura para o consumo humano. Para cada litro de água é 1 colher de sopa de água sanitária.
Então, você vai lavar os vegetais, retirando todas as sujidades em água corrente. Vai deixar de molho em uma bacia de água com o produto por 15 minutos. Depois é só retirar, enxaguar bem com água corrente e está pronto para o consumo.
Essa técnica de higienização deve ser feita somente para vegetais que forem consumidos crus, inclusive frutas. Caso o vegetal passe por cozimento, não precisa higienizar com cloro, apenas água pois o fogo já é suficiente para matar os microorganismos.
Vamos lá! Quero ver muitas fotos de saladinhas e frutinhas sendo higienizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário